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Id:479 - (754)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud*.
Título:Informe del Comité del Programa de Libros de Texto de la OPS/OMS para la Enseñanza de la Medicina Preventiva y Social en las Escuelas de Medicina de la América Latina^ies Report of the PAHO/WHO Textbook Program Committee on teaching preventive and social medicine in the Latin American schools of medicine-
Fonte:Washington, D.C; Organización Panamericana de la Salud; 1975. 13 p. .
Resumo:O folheto traz informações acerca da Segunda Reunião do Comitê do Programa de Livros da OPS/OMS para o Ensino da Medicina Preventiva e Social nas Escolas de Medicina da América Latina. São feitas algumas colocações acerca de reuniões que ocorreram em outros anos, que serviram de base para debates, questionamentos, e consequentes resoluções sobre a melhor bibliografia a ser utilizada.^ipt.
Descritores:Medicina Social/eucc
Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Ensino/métodos
Escolas Médicas
Materiais de Ensino/provis
América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/DRH/10078.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - H-01 - 008

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Id:453 - (728)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Miller, George; Abrahamson, Stephen; Cohen, Ira S; Graser, Harold P; Harnack, Robert S; Land, Adelle; Oliveira, Maria Helena Caldas de
Título:Ensino e aprendizagem nas escolas médicas^ipt Teaching and learning in medical schools-
Fonte:São Paulo; Nacional; EdUSP; 1967. 330 p. ^btab., graf.
Descritores:Ensino/métodos
Ensino/tndd
Hospitais de Ensino
Aprendizagem
Escolas Médicas
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 017

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Id:429 - (704)
Autor:Saetller, Paul.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Antecedents, origins and theoretical evolution of AECT^ien.
Fonte:Techtrends;43(1):51-57, jan./feb. 1997. .
Resumo:O objetivo deste artigo é traçar os antecedentes, origens e evolução da Associação para as Comunicações e Tecnologia Educacionais(AECT). Os tópicos incluem a natureza da tecnologia, o surgimento da tecnologia educacional, as primeiros concepções teóricas, educação visual, comunicação e teoria do aprendizado, e behaviorismo (comportamentalismo)^ipt.
Descritores:Modelos Educacionais
Behaviorismo
Educação/hstt
Ensino/métodos
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C04 - 014

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Id:425 - (700)
Autor:Lobo, Luiz Carlos.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Tecnologia educacional na formaçäo de recursos humanos para a saúde^ipt / Educational technology in the training of human resources for health
Fonte:Rev. bras. educ. méd;9(3):159-161, set./dez. 1985. .
Resumo:Tendo definido tecnologia educacional como o emprego do conhecimento científico e da experiência acumulada na soluçäo de problemas, o autor procura caracterizar os aspectos fundamentais da formaçäo de recursos humanos básicos para a saúde. Discute a importância da mudança do marco conceitual da organizaçäo do setor saúde de assitência para cobertura, para que se atinja a meta "Saúde para todos no ano 2000". Ressalta a necessidade de se realizar, concomitantemente, a mudança do marco conceitual da estruturaçäo do setor educaçäo de ensino para aprendizagem, como etapa fundamental para assegurar preparaçäo, de recursos humanos aptos a enfrentar a realidade sanitária e garantir a continuidade do processo educacional. Enfatiza o papel hegemônico do Serviço de Saúde na definiçäo do tipo de recurso humano a ser formado e salienta, em conseqüência, a importância dos programas de integraçäo docente-assitencial. Indica, finalmente, o papel da tecnologia educacional na viabilidade de tal estratégia docente^ipt.
Descritores:Humanos
Ensino/métodos
Ocupações em Saúde/eucc
Educação
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 037

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Id:412 - (687)
Autor:Chagas, Agnes W.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La enseñanza programada en el campo de la salud^ies / The teaching programmed in the field of health
Fonte:Educ. méd. salud;1(1):39-45, 1966. .
Resumo:O artigo trata sobre o ensino programado, para a área da saúde. Este método já foi implementado com sucesso nas forças armadas e nas indústrias dos Estados Unidos da América.Tal tipo de ensino oferece ao estudante uma experiência e uma participação maior no seu processo de aprendizagem.O professor não tem suas funções relegadas, mas algumas delas são adaptadas para que os próprios alunos as façam. Isto permite que o professor dedique mais tempo à orientação individual do estudante, uma vez que é um método auto-didático, baseado na teoria do estímulo e resposta como mecanismo de aprendizagem, formulada por Edward Thorndike, e aperfeiçoada por Guthrie, Watson, Hull e Skinner^ipt.
Descritores:Ensino/métodos
Educação Médica/métodos
Saúde Pública/eucc
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/a244129.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 025

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Id:401 - (676)
Autor:Zuckermann, Conrado.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Necesaria reforma en la enseñanza médica: nuevo plan de estudios^ies / Needed reform in medical education: new curriculum
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):26-34, ene. 1952. .
Resumo:De acordo com o autor, é um grande erro afirmar que a Medicina é somente dedicada a pessoas doentes; mais do que isso, ela é uma arte científica, na qual se conservam a saúde física e espiritual, sendo sua missão investigar, ensinar e lutar pela melhoria do homem. Desta forma, o autor propõem uma reforma no ensino médico, através de um novo currículo de estudos, tendo como características: 1) maior extensão dos trabalhos referentes à higiene, medicina preventiva, social, do trabalho, epidemiologia, organização sanitária e assistência clínica; 2) estudo sucessivo em harmonia com a colocação das nosologias nas clínicas; 3) supressão da divisão de nosologia e clínica em “cirúrgica” e em “médica”, e distribuição destas por aparelhos, sistemas e topografias; 4) propor um ensino que seja gradual, esquematizado, gráfico, prático e completo. Em sua conclusão, o autor afirma que é precisamente a convivência mútua entre os professores, chefes de departamento, pesquisadores e médicos que irão moldar a alma do estudante/estagiário e ainda fazê-lo apreender os conceitos de ética, regras e dicas para a prática profissional^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Ensino/métodos
Papel do Médico
Escolas Médicas/org
Currículo
México
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p26.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 012

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Id:395 - (669)
Autor:Jouval Junior, H. E.; Lobo, L. C. G.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:O uso de técnicas de simulação em educação médica^ipt.
Fonte:Educ. méd. salud;8(2), abr. 1974. .
Resumo:Depois de discutirem as principais inovações introduzidas no sistema educacional e relacionadas com o melhoramento das fontes atuais da instrução e as modificações no conteúdo da instrução e nos métodos instrucionais empregados, os autores discutem as vantagens, características essenciais e tipos de simulações empregadas no ensino das ciências da saúde. Detêm-se, a seguir, na discussão de simulações de problemas clínicos, apresentadas graficamente ou através de computadores, visando treinar alunos no manejo, avaliação e solução de tais problemas^ipt.
Descritores:Educação Médica
Modelos Teóricos
Ensino
Métodos
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/39521.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 024

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Id:385 - (659)
Autor:Horwitz, Abraham.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Enseñanza de higiene y medicina preventiva en los programas de educación médica^ies / Teaching hygiene and preventive medicine in medical education programs
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):20-25, ene. 1952. .
Resumo:O texto propõe que o exercício da medicina se transforme em uma ação social, através do ensino da medicina e higiene preventiva nos programas de educação médica. Desta forma, identifica-se que a expressão “higiene e medicina preventiva” indica um conjunto de disciplinas destinadas a incorporar a formação do médico, possuindo doutrina e métodos para a promoção do bem-estar físico, mental e social dos indivíduos e comunidades. A prevenção de enfermidades resulta na conseqüência da concepção de um processo educativo, que deve ser continuado. Sendo assim, o autor propõe um esquema para o ensino de higiene e medicina preventiva nos programas de educação médica, além da análise dos fundamentos que o formam. Justifica-se o ensino da higiene e medicina preventiva baseando-se no fato de que a ciência tem uma ação social hoje em dia, tendo em vista de que um de seus principais propósitos é a prolongação da vida e obtenção de meios para satisfazer as necessidades básicas dos indivíduos, melhorando as condições de seu meio ambiente. Simultaneamente, estimula o desenvolvimento cultural do homem e facilita uma compreensão real dos valores de sua existência, sendo esta uma ação humanizada. Portanto, corresponde à Universidade dar forma a estes objetivos gerais e repassar a seus educandos como uma doutrina de ação permanente. Os profissionais formados nesta escola de pensamento devem por em prática estes princípios em todas as suas atividades específicas, e estendê-las ao meio em que atuam como um método de educação de indivíduos. O estudante de medicina deve aprender a reconhecer os fatores sociais e do ambiente em casa caso, para avaliá-los em relação ao problema médico e assumir a responsabilidade destes como parte do diagnóstico e tratamento. O autor afirma que deve se proceder, no último ano de estudos, uma revisão da medicina preventiva em conjunto e integração com a saúde pública. Analisar, antes de tudo, os recursos que dispõem o Estado e as comunidades, para resolver os problemas pertinentes. Inclui-se, como que naturalmente, a assistência médica, e se considera assim o saneamento do ambiente, controle das doenças transmissíveis, educação sanitária entre outros. Com este propósito, os estudantes incorporarão atividades dos organismos de saúde pública do Estado, onde praticarão as técnicas e procedimentos para a prevenção de enfermidades e proteção da saúde. As Unidades Sanitárias representam o meio mais adequado para dar forma a este aspecto essencial da formação do médico. Compreende-se que dessa forma é possível atrair para essa especialidade o número de técnicos que os governos querem, ou seja: notando a importância dos fenômenos sociais na gênese da doença, se acentua a idéia de prevenção sobre a de cura e se faz do homem são físico e mental o objetivo permanente da ação do médico^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Ensino/métodos
Escolas Médicas
Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p20.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 001

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Id:342 - (615)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nucleo de Tecnologia Educacional para a saude*.
Título:Relatorio de atividades ano de 1984 ..-
Fonte:Rio de Janeiro; UFRJ; 1985. [81] p. .
Resumo:Este relatório trata das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes) ao longo de 1984. Este ano foi caracterizado pelo esforço em consolidar uma proposta elaborada em 1983, na ocasião do encerramento das atividades do Centro Latino-Americano de Tecnologia Educacional para a Saúde (Clates), que definiu como área de atuação do Nutes: 1- desenvolvimento de Recursos Humanos na área de Saúde, aplicando Tecnologia Educacional especialmente a nível superior; 2- desenvolvimento de tecnologias e estratégias pedagógicas para o ensino na área de Saúde, incluindo pesquisa, operacionalização de projetos, assessorias e planejamento, sobretudo para programas de Integração Docente-Assistencial (IDA); 3- produção de distribuição de material instrucional; 4- desenvolvimento da área de computação em educação para programas na área de Saúde. Em decorrência do encerramento do Clates, 1984 foi marcado também por uma atuação do Nutes com maior ênfase no âmbito nacional. O acordo entre o governo brasileiro (envolvendo os Ministérios da Saúde, Educação e Cultura e Previdência Social) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) previsto para ser assinado neste ano não pôde ser efetivado. Entretanto, o Nutes continuou a receber o apoio da OPAS para o desenvolvimento de atividades. Este relatório ainda descreve e analisa as atividades desenvolvidas neste exercício de 1984, de acordo com suas áreas prioritários de atuação, incluindo, para cada uma delas, as prioridades e planos para 1985^ipt.
Descritores:Recursos Humanos
Ensino
Ciências da Saúde
Localização:BR1273.1; OHS/ORH E-02-003

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Id:286 - (465)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Universidade da Bahia. Fundação W.K. Kellogg*.
Título:1ª Conferência Sobre o Ensino da Clínica Médica no Brasil^ipt ..-
Fonte:s.l; s.n; s.d. 49 p. .
Conferência:Apresentado em: Conferência Sobre o Ensino da Clínica Médica no Brasil, Salvador, 21-25 fev. 1961.
Resumo:Contém informe preliminar sobre o ensino clínico no Brasil, informações sobre as relações da cátedra com o estudante, através de questionário elaborado pela Comissão Organizadora da Conferência para facilitar a tarefa dos participantes, proporcionando visão de conjunto sobre a situação do ensino da clínica médica, com a intenção de sensibilizar o pensamento dos participantes da conferência para os aspectos principais da questão, de acordo com o temário proposto. Apresenta os dias e horários das apresentações, o temário, a lista de participantes, as conclusões e recomendações^ipt.
Descritores:Ensino
Educação Médica
Formação de Recursos Humanos
Escolas Médicas
Congressos
Medicina Interna
Brasil
Localização:OHS/ORH - B-01 - 001

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Id:284 - (463)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Assuntos Universitários. Comissão de Ensino Médico*.
Título:Documentos do ensino médico^ipt ..-
Fonte:Brasília; MEC; 1982. 178 p. ^btab, ^bgraf.
Resumo:Apresenta análise da evolução do ensino médico, com dados recolhidos e tratados até o ano de 1978; as portarias nº 356/71, 316-BSB/72, 574/77 e o Decreto nº 80.281 do ano de 1977, que regulamenta a Residência Médica, cria a Comissão Nacional de Residência Médica e dá outras providências^ipt.
Descritores:EDUCAÇÃO MÉDICA
INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
INTERNATO E RESIDENCIA
HOSPITAIS DE ENSINO
ESCOLAS MÉDICAS
BRASIL
Localização:OHS/ORH - D-02 - 622

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Id:239 - (418)
Autor:Sório, Rita Elisabeth da Rocha.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Educação profissional em saúde no Brasil: a proposta das escolas técnicas de saúde do Sistema Único de Saúde^ipt.
Fonte:Formação;2(5):45-58, 2002. .
Resumo:Trata da história dos Centros Formadores de Recursos Humanos para a Saúde ou das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS), criados e mantidos pela rede pública de saúde na década de 80. Sua concepção foi desenhada a partir do reconhecimento das dificuldades enfrentadas pelos profissionais dos serviços de saúde que, embora atuassem na assistência à população e “sofressem” inúmeros treinamentos para o desempenho de atividades no trabalho, não dispunham de condições materiais para participar de um processo educativo que lhes propiciasse dignidade e identidade profissional, conseqüentemente respeito e valorização. Assim, desde seu início, as ETSUS têm como princípio a inclusão social de milhares de trabalhadores da saúde. Hoje, mantendo sua concepção e estrutura direcionadas para organizar e oferecer serviços educativos voltados para as necessidades da área de Saúde, essa rede de escolas é considerada a alternativa para a oferta de educação profissional para o Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é a razão principal para que o Ministério da Saúde (MS), por meio do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da área de Enfermagem (PROFAE), esteja investindo amplamente na consolidação e expansão de seu modelo. Sua abrangência não delimita espaços; sua metodologia não discrimina pessoas; sua potencialidade supera as barreiras de uma escola tradicional. Assim são as ETSUS^ipt.
Descritores:Capacitação de Recursos Humanos
Educação Profissional
Ensino Técnico
Escola Técnica
Inclusão Social
Formação de Recursos Humanos
Desenvolvimento de Recursos Humanos
Recursos Humanos em Saúde
Meio Eletrônico:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/profae/Revista2005.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-04 - 023

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Id:142 - (321)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Saúde; *.Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Fundação de Assistência ao Estudante; *.Organização Pan-Americana*.
Título:[Termo de acordo para um programa de livros de texto no setor saúde]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 14 fev. 1985. [6] p. .
Resumo:Termo de acordo celebrado entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Fundação de Assistência ao Estudante (FAE), com a interveniência dos Ministérios da Educação e Cultura e da Saúde. Tem por objeto regular a administração e as operações do Programa de Livros de Texto e Materiais Didáticos pela FAE, no que concerne a: controle administrativo de vendas nas universidades e faculdades isoladas; distribuição e venda dos mesmos materiais, nos postos daquela fundação; e seleção e produção de novos títulos pelo programa, mediante aprovação prévia da OPAS e da Fundação Pan-Americana da Saúde e Educação (PAHEF) e sob a coordenação da Comissão de Coordenação do Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos Para a Saúde. Assinam o documento o presidente da FAE João Felicio Scardua, o diretor da OPAS Carlyle Guerra de Macedo e, como intervenientes, a ministra da Educação e Cultura Esther de Figueiredo Ferraz e o ministro da Saúde Waldyr Mendes Arcoverde. Anexo: Ofício circular nº 189 da FAE/MS de 17/09/1985, assinado pelo representante da OPAS no Brasil Florentino Garcia Sarponi e pelo diretor de Apoio Didático Pedagógico da FAE Egberto da Costa Gaia, informando sobre iniciativas e novos procedimentos da FAE decorrentes do acordo em questão e solicitando que os representantes da fundação recebam igual atenção e apoio anteriormente dedicados aos representantes da OPAS, nas atividades relativas ao programa^ipt.
Descritores:ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
ORGAOS GOVERNAMENTAIS
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS
MATERIAIS DE ENSINO/provis
LIVROS DE TEXTO
ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
BRASIL
Localização:OHS/ORH - A-01 - 007

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Id:141 - (320)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Saúde; *.Brasil. Ministério da Educação e Cultura; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Emenda II ao Acordo Para um Programa de Provisão de Livros Didáticos de Medicina no Brasil]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 21 ago. 1980. [6] p. .
Resumo:Emenda ao Acordo Para um Programa de Provisão de Livros Didáticos de Medicina no Brasil, firmado entre o governo federal, por intermédio dos Ministérios da Educação e Cultura e da Saúde, e a Organização Pan-Americana da Saúde. Tem por objetos: 1) ampliar os objetivos do mencionado programa de modo a incluir, no mesmo, textos de veterinária, odontologia, nutrição, engenharia sanitária e administração em saúde, bem como outros materiais instrucionais como manuais, módulos de ensino, material audiovisual e instrumentos básicos de diagnóstico clínico; 2) estender os benefícios do programa, mediante aprovação prévia do governo e acordo entre as partes, a todas as universidades, escolas profissionais ou técnicas e outros órgãos de treinamento de pessoal de saúde. Define o plano de ação para o mencionado programa e estabelece responsabilidades e obrigações administrativas. Assinam o documento o ministro da Educação e Cultura Eduardo Mattos Portella, o ministro da Saúde Waldir Mendes Arcoverde e o diretor da OPAS Hector R. Acuña^ipt.
Descritores:Governo Federal
ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
COOPERACAO TECNICA
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS
MATERIAIS DE ENSINO/provis
LIVROS DE TEXTO
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
BRASIL
Localização:OHS/ORH - A-01 - 006

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Id:126 - (305)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Educação e Cultura; *.Brasil. Ministério da Saúde; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Terceiro termo aditivo ao Acordo Básico nº 3 Para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura de Sistemas de Saúde no Brasil]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 10 out. 1993. [12] p. .
Resumo:Termo aditivo ao Acordo Básico nº 3 Para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura de Sistemas de Saúde no Brasil, firmado entre o governo federal, por intermédio dos Ministérios da Cultura (MEC) e da Saúde, e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Tem por objeto suplementar recursos ao mencionado acordo, no tocante ao Programa de Capacitação de Recursos Humanos. Define os valores a serem repassados pelo MEC à OPAS para o desenvolvimento das atividades, conforme Plano de Aplicação anexo. Assinam o documento o ministro da Educação e do Desporto Murílio de Avellar Hingel, o ministro da Saúde Henrique Antônio Santillo e o representante da OPAS/OMS no Brasil David Tejada-de-Rivero. Anexos: 1) "Plano de aplicação. Termo aditivo MEC/MS/OPAS"; 2) Carta (BRA/AMF/25/0344/94) do representante da OPAS/OMS no Brasil ao secretário da Educação Superior Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, encaminhando prestação de contas relativa ao segundo termo aditivo do mencionado acordo, referente à contribuição financeira do MEC^ipt.
Descritores:Governo Federal
ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
COOPERACAO TECNICA
HOSPITAIS DE ENSINO/rec hum
ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
BRASIL
Localização:OHS/ORH - A-01 - 037

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Id:125 - (304)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Saúde; *.Brasil. Ministério da Educação e Cultura; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Segundo termo aditivo ao Acordo nº 3 Para o Desenvolvimento da Infra-estrutura de Sistemas de Saúde no Brasil]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 26 nov. 1992. [13] p. .
Resumo:Termo aditivo ao Acordo Básico nº 3 Para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura de Sistemas de Saúde no Brasil, firmado entre o governo federal, por intermédio dos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde, e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Tem por objeto a definição da cooperação técnica entre o MEC e a OPAS, no tocante ao Programa de Capacitação de Recursos Humanos Para o Setor Saúde. Define os recursos do MEC a serem repassados à OPAS para o desenvolvimento das atividades, conforme Plano de Ação elaborado por ambos os organismos. Assinam o documento o ministro da Educação Murílio de Avellar Hingel, o ministro da Saúde Jamil Haddad e o diretor da OPAS Carlyle Guerra de Macedo. Anexos: 1) MEC. Secretaria Nacional de Educação Superior. "Plano de trabalho"; 2) Nota de empenho; 3) Relatório de consulta de ordem bancária; 4) Carta (PWR/BRA/190/92) do representante da OPAS/OMS no Brasil David Tejada-de-Rivero ao secretário de Educação Superior Rodolfo Pinto da Luz, de 29/10/1992, solicitando liberação de verba alocada no orçamento da União para o mencionado acordo, tendo anexo o respectivo Plano de Trabalho^ipt.
Descritores:Governo Federal
ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
COOPERACAO TECNICA
HOSPITAIS DE ENSINO/rec hum
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
BRASIL
Localização:OHS/ORH - A-01 - 036

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Id:124 - (303)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Saúde; *.Brasil. Ministério da Educação e Cultura; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Primeiro termo aditivo ao Acordo Básico nº 3 Para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura de Sistemas de Saúde no Brasil]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 29 maio 1992. [11] p. .
Resumo:Termo aditivo ao Acordo Básico nº 3 Para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura de Sistemas de Saúde no Brasil, firmado entre o governo federal, por intermédio dos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde, e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Tem por objeto a definição do apoio para o desenvolvimento das atividades de cooperação técnica entre o MEC e a OPAS, no tocante ao Programa de Capacitação de Recursos Humanos Para o Setor Saúde. Define os valores a serem transferidos pelo MEC à OPAS para a realização das atividades. Assinam o documento o ministro da Educação José Goldemberg, o ministro da Saúde Adib Domingos Jatene e o representante da OPAS no Brasil Rodolfo Hector Rodriguez. Anexos: 1) "Plano de aplicação PRATHE. Termo aditivo MEC/MS/OPAS"; 2) Página do Diário Oficial da União em que o extrato do acordo foi publicado; 3) Carta (PWR/BRA/090/92) do representante da OPAS Rodolfo Rodriguez à secretária nacional de Educação Superior Eunice Ribeiro Durham, solicitando liberação da verba; 4) MEC. Secretaria Nacional de Educação Superior. "Plano de trabalho", com cronograma de execução e plano de aplicação financeira^ipt.
Descritores:Governo Federal
ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
COOPERACAO TECNICA
HOSPITAIS DE ENSINO/rec hum
ACORDOS DE COOPERAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
BRASIL
Localização:OHS/ORH - A-01 - 035

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Id:93 - (272)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Ministério da Saúde; *.Ministério da Educação e Cultura; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Décimo segundo termo aditivo ao Acordo nº 2 Para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura de Sistemas de Saúde no Brasil]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 31 out. 1990. [15] p. ^btab.
Resumo:Termo aditivo ao Acordo nº 2 Para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura de Sistemas de Saúde no Brasil, firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com interveniência do Ministério da Saúde. Tem por objeto a definição do apoio para desenvolvimento das atividades de cooperação técnica entre as partes, no âmbito do dito acordo. Estabelece valor e origem da dotação dos recursos do MEC repassados à OPAS, forma de liberação e prestação de contas dos mesmos. Assinam o documento o ministro da Educação Carlos Chiarelli, o ministro da Saúde Alceni Angelo Guerra e o representante da OPAS no Brasil Hugo Villegas. Anexos: Ministério da Educação. Secretaria Nacional de Educação Superior/SENESu. Divisão de Hospitais de Ensino e Residência Médica/DHERM. Projeto de implantação da infra-estrutura para desenvolvimento do Programa de Reorganização Administrativa e Tecnológica dos Hospitais de Ensino - PRATHE". Brasília. Agosto 1990. 8 pág.; Extrato do termo aditivo, com a seguinte intervenção manuscrita: Extrato do 12º termo aditivo, 2º acordo MEC/MS/OPAS. Publicado no Diário Oficial da União de 05/11/90 - Seção 1 - página 21017; Plano de aplicação PRATHE. Convênio MEC/MS/OPAS^ipt.
Descritores:Governo Federal
ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
COOPERACAO TECNICA
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS/econ
HOSPITAIS DE ENSINO/rec hum
HOSPITAIS DE ENSINO/org
ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
BRASIL
Localização:OHS/ORH - A-01 - 030



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